Festa Junina de norte a sul

comida-tipica-festa-junina

Quer comemoração mais brasileira que a Festa Junina? Não tem! De norte a sul do país, o mês de junho é marcado por muita festa em homenagem aos padroeiros Santo Antônio, São Pedro e São João. Em cada região há um costume diferente, principalmente quando se trata dos quitutes que vão à mesa.

No Sul do país, por exemplo, tem galinha frita, batata doce, canjica, amendoim e pinhão. “O bolo de Pinhão deles é maravilhoso”, conta Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi. Uma curiosidade: lá eles chamam o vinho quente de Vinhão e tomam também Jacuba – água quente com ou sem café, misturada com farinha.

No Sudeste, mais precisamente em São Paulo, come-se pamonha, curau e pé-de-moleque. O quentão não fica de fora, segundo o especialista. No interior, é organizado um leilão na praça da igreja, com leitões, perus e frangos assados. Em Minas Gerais, onde a comida já é tradicionalmente feita com muito milho, tem canjiquinha mineira com costelinha de porco. De sobremesa, brigadeiro de milho verde. A comida paulista se espalhou para o Centro-Oeste, especificamente em Mato Grosso e Goiás. “Mas no caso de Goiás, eles fazem pamonha salgada: frango e guariroba”, explica o professor.

Berço das grandes Festas Juninas, o Nordeste apresenta diversidade de sabores. A começar pela Bahia, que serve bolo de tapioca com cobertura de quindim. Para acompanhar, um copo de quentão. Em Pernambuco e no Ceará aparecem o bolo de milho com goiabada e o bolo pé de moleque – feito com massa de mandioca e castanha de caju. Na Paraíba, tem tapioca com canjica e queijo coalho. No Sergipe, pão de junho, preparado com mandioca, coco e castanha. No Maranhão, mungunzá, bolo de milho e arroz de cuxá – uma iguaria africana, feita de camarão e muito tempero.

No Amazonas, região Norte, o pirarucu de casaca é figura marcada, além do inevitável tacacá – um caldo com goma de tapioca, servido com camarão seco e jambu.

São essas delícias que fazem o mês de junho o mais comemorativo do ano.

, , , , , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta

7f901c8a914e2ff00cd2557dab617e52}}}}}