Hambúrguer: de onde veio?

hamburguer-01

A origem do hambúrguer ainda é muito discutida pelos historiadores. Há quem defenda que ele é originário da Alemanha. O professor Leonardo Tavares, do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, conta que o bife de carne moída teria nascido em Hamburgo, na Alemanha, em meados do século XVIII. “Eles o chamavam de hamburg steak, que nada mais era do que uma mistura de carne de segunda moída, miolo de pão amanhecido para dar liga e volume e ovo para estruturar”.

Outros creditam tal invenção aos americanos. Segundo o professor Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi, os americanos começaram a consumir hambúrguer por sua praticidade em ser preparado rapidamente. “Uma sociedade acostumada a fazer tudo com agilidade, não perde muito tempo para a alimentação”, explica.

Seja qual for a versão original, a verdade é que os americanos foram os grandes responsáveis pela disseminação do hambúrguer mundo afora. Em 1921, surgiu primeira rede de hamburgueria local chamada White Castle e desde então, a iguaria ganhou cada vez mais fama.

hamburguer

No Brasil, no entanto, o hambúrguer ganha o gosto popular apenas nos anos 1950, quando a primeira hamburgueria é montado, o Bob’s. O fato é que esta iguaria, independente da sua apresentação, se não agrada a todos com certeza agrada a muitos.

, , , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta