Mito X Verdade na culinária

Cozinha Mitos e Verdades

A culinária é uma das atividades que pode ser inserida na lista de heranças emotivas que são deixadas de mãe para filhos. Certamente você tem um segredinho para dar mais sabor ao alimento ou para facilitar o dia a dia. E nenhum deles está escrito em um livro de gastronomia. Mas será que tudo o que você aprendeu realmente funciona? Ou é apenas mito?

Com a ajuda do chef Maurício Lopes, docente de culinária básica do curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi, elaboramos duas listas para sanar qualquer dúvida a esse respeito. Mito X Verdade? Confira!

Mito

Misturar óleo ou azeite à manteiga impede que ela queime?
R: Não. Se não abaixar a temperatura, ambos vão acabar queimando.

Esfregar as mãos no inox ajuda a tirar cheiro de alho e cebola?
R: Mito.

É preciso aferventar a água antes de despejar sobre o arroz?
R: Não precisa colocar água quente. Para não empapar, coloque duas partes de água para uma de arroz. Tampar também não faz diferença.

Deixar a batata de molho no álcool faz com que ela fique mais crocante?
R: Não é verdade. Tem que escolher a batata certa e dar um choque térmico nela antes de fritar. Primeiro, coloque a batata no óleo entre 120º e 140º C. Escorra e leve para o freezer até congelar. Retorne ao fogo. Dessa vez a 180º C.

Verdade

O ovo não pode ficar na porta da geladeira?
Verdade. A temperatura na porta da geladeira oscila com o abre-fecha e o ovo precisa ficar na mesma temperatura o tempo todo para não estragar.

Alho que está brotando é mais amargo?
A parte verdinha que fica no meio do alho é o broto. Sinal que ele está velho. Esse miolo terá um gosto mais amargo. O ideal é retirar esta parte.

O miolo do limão e da laranja são mais amargos e precisam ser retirados?
Sim. A parte branca que fica no meio da fruta cítrica é bastante amarga e pode estragar uma preparação.

Mergulhar a cebola em água gelada diminui a ardência na hora de cortar?
Isso ajuda a tirar o ardor da cebola. Outra dica é usar uma faca bem afiada para não amassar a cebola. Assim, ela não solta o suco que “faz chorar”.

, , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta