Certificação do Inmetro: águas engarrafadas

agua-mineral-envasada

Com o objetivo de estabelecer os critérios para a certificação voluntária, com foco na segurança alimentar, para ajudar ao consumidor a ter mais uma importante informação na hora da compra, o Inmetro publicou a portaria que estabelece os Requisitos de Avaliação da Conformidade para as águas minerais naturais e potáveis de mesa envasadas, comercializadas em embalagens descartáveis e retornáveis.

Para obterem o Selo de Identificação da Conformidade para a água mineral e a água potável de mesa envasadas, as mesmas deverão ser aprovadas em uma série de testes realizados em laboratórios acreditados pelo Inmetro, que incluem desde a inspeção do rótulo e da tampa da garrafa, até a determinação das suas características químicas e microbiológicas. O processo de certificação inclui auditorias na empresa responsável pelo envase da água, que avaliarão requisitos de boas práticas de fabricação e o atendimento à legislação vigente.

selo-inmetro

A certificação do Inmetro é voluntária e toma por base regulamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Ministério de Minas e Energia. Por isso, nem todas as marcas terão o selo, mas o consumidor terá um critério a mais para decidir com segurança a sua compra.

Os envasadores que desejam certificar o produto devem procurar um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro.

, , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta

d9ff28816eee22d7c9110879a85df245~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~