Cogumelos: saudáveis e saborosos

cogumelos

Na era dos enlatados e congelados, quem dá preferência a alimentos naturais, ganha pontos com a saúde, além de garantir mais sabor ao prato. Alguns ingredientes queridinhos dos chefs podem ser usados sem moderação no dia a dia. Caso dos cogumelos – um prato à base de shiitake ou shimeji, por exemplo, contêm vitaminas B1, B2, B3, C e D, cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo. Além disso, é rico em proteínas, devendo ser inseridos na alimentação vegetariana. Tudo isso em apenas 35 calorias, a cada 100 gramas.

Pronto! Agora que você já tem motivos para acrescentar o ingrediente à sua dieta, vamos entender um pouco mais sobre cada espécie a aprender a prepará-las. Para isso, conversamos com o chef Luiz Araújo, professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Cogumelo de Paris

Popularmente conhecido como champignon, é vendido no Brasil em conserva. Tem textura gelatinosa e borrachuda. O original, de Paris, é tenro e carnudo.
Como usar: pode ser consumido cru, salteado, grelhado, como recheio em diversas preparações. Combina com manteiga, azeite, vinho branco, molho de soja, saquê e vodca (para flambar).
cogumelo-paris-champignon

Shimeji

Bastante utilizado na culinária oriental, ele tem sabor suave para médio e textura firme.
Como usar: cru ou salteado. Combina com molho de soja e gengibre.
shimeji

Shiitake

Tão versátil quanto o Paris. Tem sabor parecido com terra, mais intenso que o shimeji e textura bastante gelatinosa. Combina com molho de soja.
Como usar: assado, grelhado, salteado ou como recheio.
shiitake

Cogumelo Salmão

Lindo para ser usado cru. Porém, todo mundo usa salteado e ele fica esbranquiçado, perde a cor salmão. É extremamente delicado, tanto em textura, como no sabor. Combina com pimenta-do-reino.
Como usar: cru, para a decoração.
cogumelo-salmao

Aprenda a escolher seu cogumelo

Textura – Se puder, passe a mão no cogumelo. Ele precisa estar seco. Se estiver melecado, significa que está velho.
Cheiro – Deve ser fresco, lembrar floresta, terra. Fuja dos que tem odor de amônia.
Aparência – Quando têm muitos pontinhos brancos na superfície do cogumelo (muito comum no shiitake) é sinal de que está velho.

Para saber sobre outros tipo de cogumelos, clique aqui e veja uma outra matéria aqui do site.

, , , , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta