Cupcake ou Muffin?

muffin_vs_cupcake

Quem nunca se perguntou a diferença entre cupcake e muffin? Embora tenham a mesma apresentação, os bolinhos são preparados com técnicas diferentes, segundo explica a chef Heloisa Rodrigues, coordenadora da pós-graduação em Confeitaria e Panificação da Universidade Anhembi Morumbi. “Para compreendermos a diferença é preciso entender um pouco sobre as técnicas de preparo de bolos, que são divididas em categorias”.

• Método mistura creme: manteiga e açúcar são batidos até obter-se uma mistura branca e cremosa;

• Método espumoso: ovos e açúcar são batidos até se obter uma espuma branca e levinha;

• Método poço: os líquidos da receita são batidos e acrescentados aos secos.

Agora que já aprendemos os diferentes métodos, fica fácil entender a diferença entre cupcake e muffin. O primeiro, como o nome sugere, é um bolinho preparado no copo, que pode ser uma forminha ou mesmo uma xícara. A técnica mais utilizada para seu preparo é a mistura creme. “Cupcake nada mais é que a massa de um bolo comum, característico de massas com bastante gordura sólida bem batida”. Outra diferença é o topping (cobertura), que pode ser um creme de manteiga ou uma ganache.

O muffin, por sua vez, parece um pão de minuto. É um bolinho mais pesado e consistente, normalmente preparado pelo método poço – o mais rápido de todos. “Os ingredientes líquidos (podem ser batidos no liquidificados) são adicionados aos secos e mexe-se muito pouco, deixando alguns grumos”, explica Heloisa. Podem ser doces, salgados e levar pedacinhos de frutas. Não levam cobertura e vão bem quentes ou frios.

E ai? Qual você prefere? Cupcake ou Muffin?

, ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta