No calendário adotado no mundo cristão, estamos em 2014. Na noite de 24 de setembro de 2014 (quarta-feira da semana que vem), porém, os judeus comemoram a entrada de 5775, o ano novo judaico.
Os judeus comemoram o Rosh há Shaná (Cabeça do Ano, em hebraico), no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, quando Deus criou Adão e Eva. Como o calendário judaico é diferente do cristão, o evento acontece em datas diferentes a cada ano.
É costume entre os judeus, inclusive os que estão fora de seu país de origem, irem à sinagoga para rezar. Ao final da cerimônia, as famílias se reúnem para um jantar com comidas típicas e cheias de simbologias. A cada alimento ingerido, é feito um pedido a ser realizado no novo ano.
Entre as delícias degustadas na data as mais emblemáticas são:
Maça
Uma fatia da fruta é mergulhada no mel para “garantir” um ano bom e doce.
Chalot
Um pão redondo, símbolo da continuidade e eternidade.
Mel
Representa a esperança de que a sentença decretada pelo Supremo Juiz será amenizada por sua compaixão.
Frutas e alimentos especiais
A carne e o vinho doce aparecem para desejar um ano farto e doce.
Tâmara
Para afastar os inimigos (em hebraico, yitámu, parecido com tamar) come-se a fruta na ceia.
Cenoura
A palavra mern pode significar cenoura ou “se multipliquem”. Por isso, os judeus comem cenoura para que os méritos perante Deus sejam multiplicados.
Romã
A romã também tem a função de aumentar os méritos dos judeus. Isso por que uma fruta possui 613 caroços – número de mitsvot (mandamentos) da Torá.
Cabeça de carneiro, língua ou peixe com cabeça
Costuma-se consumir pelo menos um destes alimentos para que a pessoa esteja sempre em evidência. O carneiro lembra o sacrifício do filho de Abraão, que foi substituído pelo animal. Já o peixe é um ser vivo que se multiplica facilmente.
EVITE:
Um verdadeiro judeu sabe que alguns alimentos devem ficar fora da ceia de Ano Novo. Vinagre, raiz forte ou outros ingredientes amargos podem trazer amargura. Nozes então, nem pensar! A soma numérica da palavra egoz (noz) é a mesma da palavra chet (pecado).
Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).