Dica para escolher o vinho ideal: Inverno

dica-vinho-inverno

Durante o inverno, entram no cardápio pratos mais encorpados, que trazem a sensação de calor, como caldos, sopas e fondue. Ao pensar na bebida para acompanhar as preparações, não há dúvidas: um bom vinho harmoniza muito bem. Neste caso, a escolha do rótulo é menos importante que o tipo da bebida ideal.

Em geral, bebidas feitas com uvas Cabernet Sauvignon (Chile e Argentina), Malbec (Argentina) ou Tempranillo (Espanha), que garantem mais corpo e teor alcóolico entre 11% e 14%, são as mais adequadas. Mas em algumas situações, podemos optar por um branco com passagem por madeira ou até um rosé.

Com a ajuda do sommelier Ubiratan Miranda, professor do curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi, montamos um guia rápido e despretensioso.

Sopas

Podem ser ralas ou cremosas, o que dificulta a harmonização. Para não errar, invista em um Jerez – vinho seco do sul da Espanha.

Pizzas

As pizzas pedem um tinto frutado e refrescante ou brancos de corpo médio. Boas opções: Chianti Rufino (Italiano), Sangiovese (Italiano) ou um Chardonnay do Novo Mundo.

Fondue de queijo

O vinho adequado é o branco maduro e bem estruturados, como o Chardonnay

Foundue de carne

Tinto de corpo médio.

Chocolate

O vinho deve apresentar a mesma doçura e possuir mais corpo e maior teor alcoólico.

Chocolate ao leite

Pode ser acompanhado por um Porto Ruby ou um vinho seco, com uva Pinot Noir, Merlot ou Pinotage.

Chocolate Branco

Por possuírem maior teor de gordura, pedem vinhos fortificados com o Jerez.

Chocolate Meio Amargo

Chocolates com maior quantidade de café pedem uma bebida fortificada, como os portugueses Porto Tawny e Vintage ou o francês Bannyuls.

, , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta