Com pouca chuva, as represas que abastecem a população já utilizam seu volume morto e algumas regiões brasileiras já passam por racionamento. Em tempos de seca, toda ajuda é bem-vinda! Até mesmo na hora de cozinhar é possível economizar o líquido precioso. Confira algumas dicas do chef Maurício Lopes, docente do curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi:
Leve ao forno
Assar os alimentos ao invés de cozinhar economiza água e pode, inclusive, sujar menos louça.
Técnica de Papelote
Embrulhe peixe, frango e carnes mais macias em papel manteiga untado e leve ao forno em uma assadeira. A técnica também funciona para legumes. O papel evitará que a forma suje e ainda cozinhará o alimento perfeitamente.
De água para vinho
Carnes vermelhas e frangos combinam com vinho. Então, numa única panela grande, cozinhe a carne ao vinho. Não precisa acrescentar água. Acrescente batatas ou outros legumes e cozinhe tudo junto.
Silicone
Use forma de silicone para bolo. Na hora de higienizar, passe apenas um pano úmido.
Vapor
Cozinhar legumes no vapor permite que a mesma água seja usada para preparo de alimentos diferentes, sem que os sabores sejam alterados.
Guarde o caldo
Cozinhe os legumes e utilize a água para o preparo de arroz, feijão ou sopas. Além de economizar, o método confere mais sabor e nutrientes aos alimentos. O caldo de carnes cozidas pode ser congelado e utilizado em um próximo preparo.
Hora de lavar
Antes de lavar a louça, limpe-a com papel absorvente. Dessa forma, será necessária menos água para a limpeza.
Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).