Acerte na forma e coloque a mão na massa

forma de bolo

Os amantes do forno e fogão, como eu, sabem que alguns acessórios e utensílios de cozinha são indispensáveis para o preparo de alguns pratos e se falarmos de bolos então, a infinidade de formas, com formatos diferenciados e tamanhos avantajados, aumenta ainda mais as possibilidades de nossas criações, diversificando o menu.

Redonda, quadrada, retangular, trabalhada, temática, hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade delas. Mas fique atenta (o)! Para que você não tenha um monte de entulho de metal em sua casa, elaboramos uma lista com as formas básicas e que normalmente são bastante usadas no preparo destas guloseimas.

Nesta publicação, você obterá dicas bem interessantes para o dia a dia e ficará por dentro do que precisa ter em casa para fazer quase tudo na cozinha, ou melhor, no forno.

Então, segue a lista dos “nãopodemfaltar”. Com eles você fará a maioria das receitas ou poderá dar uma bela improvisada.

De alumínio ou antiaderente? Ó dúvida cruel!

Você sabia que o material de uma forma influencia diretamente na velocidade com que o bolo é assado. As formas em cores escuras ou de acabamento fosco contribuem para que o bolo asse em menos tempo, pois absorvem e transmitem, simultaneamente, o calor.

Exemplos clássicos destes materiais são o alumínio oxidado (com acabamento fosco), o ferro, a folha áspera de ferro e o aço (com acabamento de óxido negro). Sendo assim, os bolos assados nestas assadeiras são de melhor qualidade, principalmente em relação ao miolo, que fica com uma excelente textura… hummmmm, é de dar água na boca.

Agora, quando o material da forma é de metal com superfícies brilhantes que refletem o calor, como o alumínio (acabamento brilhante), o de ferro estanhado, o de cobre e o de aço inoxidável, com certeza, o tempo para assar o bolo será bem maior. Nestes casos, o miolo dos bolos se apresenta com uma textura mais “massuda”, isso por que o calor chega mais lentamente a esta região e assa de maneira diferente das extremidades.

Mas vale a dica! Os bolos ficam muito melhores e saborosos quando assados em fornos pré-aquecidos em temperatura média ente 180ºC a 200º C.

Agora, tome nota quanto aos formatos das formas:

shutterstock_74009473Forma de Bolo Redonda e com Furo Central –  pode ser encontrada nos modelos antiaderente e de alumínio. Normalmente é usada para fazer os tradicionais bolos da vovó. É também bastante usada para pudins que vão ao banho-maria e flans. Indicadas para bolos simples e sem recheios, os tradicionais bolos secos ou receitas da vovó.

 

 

shutterstock_91730879Forma de Bolo Inglês – De formato retangular, alta e comprida. É a tradicional forma de bolo inglês, um bolo tipo “pullman”, mais pesado, que também pode ter a variação com frutas secas. Também é excelente para fazer bolos pequenos e pães no formato de “pão de forma”.

 

shutterstock_40590349
Assadeiras redondas – indicadas para fazer bolos que serão recheados.

 

 

 

shutterstock_80759068


Assadeira Retangular –
indicada para fazer bolos que serão cortados em pedaços. Se você puder adquirir o jogo que vem com três ou mais assadeiras de tamanhos diferentes, conseguirá resolver boa parte de sua vida na cozinha. Mas caso você não disponha de muito espaço, escolha uma de tamanho adequado e pronto: use-a para tudo. As formas neste formato são ótimas para bolos, tortas de liquidificador, além de servir para assar biscoitos e como base para assar outras coisas. Também são ideais para fazer o banho-maria do pudim, por exemplo.

shutterstock_40s590349
Forma de Fundo Removível –
Muito indicada para fazer tortas e cheesecakes, mas também é recomendadíssima para a montagem de bolos recheados, exercendo o papel de um aro durante a montagem. Também é normalmente usada para quiches e tortas salgadas. 

 

shutterstock_163346609
Assadeiras para biscoitos
– Ah, este tipo de assadeira é bem característica.  Em formato mais plano que as assadeiras retangulares, não possuem bordas.  São específicas para assar biscoitos, por serem grandes e baixas.

 

 

shutterstock_74009473
Forma de Pudim –
Assim como a forma de furo central, também possui um furo. Se você tem uma forma de bolo, pode substitui-la por este de pudim e libertar seu armário de mais parafernálias.

 

 

shutterstock_45528589
Forma Canelada –
É usada para tortas doces e quiches baixos. Mas quem tem a forma de fundo removível, pode e deve substituí-la, pois tem a mesma função e dá para fazer os mesmos pratos com elas.

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta