Chá de amora: quais os benefícios para o organismo?

Cups of tea with cookies and blackberry on table close-up
A amora é uma fruta muito popular entre os profissionais da área da saúde graças às suas características nutricionais interessantes, como a alta concentração de vitamina C, de antioxidantes e de fibras alimentares. O chá de amora, por sua vez, tem sido listado como uma das infusões mais poderosas da nossa alimentação, por ser capaz de ajudar a combater várias doenças e melhorar a qualidade de vida de seus consumidores. Confira abaixo alguns benefícios dessa bebida para o nosso organismo:

Grande fornecedor de energia
O chá de amora é rico em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio, que são perdidos ao longo do dia no suor e nas reações metabólicas vitais. Essa bebida ajuda a repor a perda desses minerais, aumentando a disposição para o resto do dia e também reforçando a imunidade.

Ajuda a combater a diabetes
A grande concentração de fibras alimentares encontrada nos chás de amora é muito importante para os diabéticos, que precisam desses compostos para ajudar a controlar os níveis de glicose do sangue. Com a baixa da glicose, é esperado também um maior controle da liberação de insulina.

Beneficia o funcionamento dos rins e do fígado
A presença de fibras alimentares também é extremamente importante para o funcionamento do fígado e dos rins, já que esses compostos ajudam a controlar os níveis de gordura e colesterol, diminuindo o trabalho de filtração realizado por esses órgãos.

Ajuda a combater a osteoporose
O chá de amora é uma bebida riquíssima em cálcio de origem vegetal, ajudando a aumentar a ingestão desse mineral essencial para a formação dos ossos. A ingestão da bebida pode ser um complemento do consumo de leite e seus derivados, que são nossas maiores fontes desse mineral.

Beneficia a circulação sanguínea
Como as fibras alimentares são capazes de controlar os níveis de colesterol e glicose do sangue, a circulação sanguínea é facilitada nessas situações, diminuindo a pressão arterial e facilitando a irrigação de vários órgãos do nosso corpo.

Ajuda a regular o trânsito intestinal
Mais uma vez, a concentração de fibras dessa bebida aparece como essencial para a manutenção de alguns de nossos sistemas corporais. Elas ajudam também a regular o trânsito intestinal, diminuindo os quadros de constipação e diarreia.

Tem função antifúngica
O chá de amora apresenta importantes funções que inibem a proliferação de fungos e também ajudam a combater bactérias e inflamações locais.

Como consumir o chá de amora?
O consumo do chá de amora deve ser realizado diariamente, pelo menos três vezes ao dia, para que seja possível usufruir de seus benefícios. Ele deve ser preparado e consumido no mesmo dia para que não perca suas propriedades nutricionais.

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta