Benefícios da soja

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A soja é uma leguminosa da família do feijão, da ervilha e da lentilha, que é bastante produzida e consumida no Brasil. Esse produto, tradicionalmente utilizado em receitas orientais, chegou ao mundo ocidental com status de superalimento, graças a uma enorme quantidade de benefícios que sua ingestão pode trazer para o organismo humano.

Que tal conhecer um pouco mais sobre as vantagens do consumo regular do ingrediente e como fazer para adicioná-la à sua rotina alimentar?

Alta concentração de isoflavona
A isoflavona é um composto orgânico que é considerado pela medicina ocidental como um importante precursor da formulação de hormônios femininos. A concentração desta substância encontrada na soja a torna uma boa opção para reduzir os efeitos da menopausa na saúde das mulheres, diminuindo os quadros de sudorese excessiva, desânimo e cansaço. Acredita-se ainda que a isoflavona pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer – como o de mama e o de próstata -, e tem características antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres.

Rica em vitamina E
A soja é um alimento rico em vitamina E – um micronutriente que apresenta caracterísitcas antioxidantes importantes, ajudando a reduzir a ação de radicais livres na oxidação de gorduras circulantes no nosso sangue e reduzindo seus efeitos nos nossos tecidos cutâneos e capilares.

Ajuda a proteger os ossos
A soja tem duas características nutricionais importantes que ajudam a reduzir o risco de osteoporose: uma alta concentração de cálcio (aproximadamente 28% da nossa necessidade diária) e, novamente, a isoflavona.

Influência no controle de colesterol
A soja é rica em um importante ácido graxo para a nossa saúde, conhecido como ômega-6, que apresenta capacidades importantes de influenciar no aumento dos níveis do HDL, o colesterol bom. Sua boa concentração de outras gorduras poli-insaturadas também ajudam a influenciar positivamente na manutenção do nosso perfil lipídico, ajudando a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular como um todo.

É rica em fibras
A soja é um alimento rico em fibras alimentares, apresentando cerca de 37% das nossas necessidades diárias. As fibras estão entre os compostos nutricionais mais importantes para a saúde humana, ajudando a melhorar as funções intestinais, controlar os níveis de glicose no sangue, regular a circulação de colesterol sérico e também a aumentar a sensação de saciedade.

Consumindo soja
A soja pode ser consumida de diversas maneiras: como grão, farinha, óleo, leite, texturizada e utilizada em várias receitas do dia a dia. Que tal conhecer duas opções de pratos saborosos que podem ser preparados com esse alimento?

Hambúrguer de Soja
Brigadeiro de Soja

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