4 tipos de alimentos que interferem no seu rendimento no dia a dia

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Parece ser difícil acreditar, mas a qualidade da nossa alimentação pode ter muita relação com os nossos níveis de estresse acumulados durante a nossa rotina de trabalho ou estudos. Isso acontece porque um dos causadores do estresse é a falta de energia, que tem como causa direta a alimentação insuficiente.

Só conseguimos render bem no nosso dia a dia e fugir do estresse quando o nosso organismo está devidamente alimentado e recebendo doses diárias e satisfatórias de nutrientes e calorias, que são capazes de atender as nossas demandas nutricionais de energia. Por esse motivo, manter uma alimentação equilibrada é tão importante para garantir uma boa produtividade e rendimento, seja nas nossas rotinas de estudo, como nas nossas rotinas de trabalho.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os alimentos que são capazes de interferir no nosso rendimento e como fazer para manter uma alimentação que traga melhores resultados para o nosso organismo e nossa mente. Confira logo abaixo!

Carboidratos

Os alimentos fonte de carboidratos são, indiscutivelmente, os ingredientes mais importantes para uma refeição que melhora a nossa disposição e rendimento no dia a dia. Esses alimentos são considerados a melhor fonte de energia metabólica para o nosso organismo, já que são ricos em glicose, o nutriente responsável por manter nossos órgãos e nosso cérebro funcionando corretamente.

Sem a ingestão adequada de carboidratos, frequentemente nos sentimos cansados e com raciocínio lento, situação que afeta diretamente a nossa produtividade e rendimento nos estudos ou no trabalho. Por esse motivo, todas as nossas refeições devem contar com a presença de algum carboidrato, que ajude a fornecer ao nosso organismo a energia adequada para continuar funcionando. Valorize o consumo de, pelo menos, seis porções diárias de massas, pães, arroz, batatas e outros alimentos fontes de carboidrato para manter a produção de energia em alta e valorizar a sua produtividade! Dê sempre preferência para os carboidratos integrais, com grande concentração de fibras e minerais.

Frutas e vegetais

As frutas e os vegetais são as principais fontes de vitaminas e minerais da nossa alimentação. Esses produtos, quando consumidos regularmente, garantem o fornecimento correto de nutrientes que participam de várias funções metabólicas essenciais do nosso organismo, permitindo que ele trabalhe sem nenhum problema.

A carência de vitaminas e minerais pode afetar diretamente a nossa capacidade de raciocínio, de concentração e de disposição para o dia a dia, já que várias reações metabólicas para produção de energia dependem da moderação de alguns desses micronutrientes.

Manter a ingestão adequada de duas fontes de vegetais e três de frutas, sempre frescas, ao dia, é uma maneira de garantir o funcionamento correto das nossas funções cerebrais, aumentando nossa capacidade de concentração e a nossa produtividade.

Castanhas

As castanhas são alimentos ricos em minerais e ácidos graxos essenciais para a manutenção da nossa saúde. Garantir a ingestão de pequenas porções de castanhas por dia (em especial a de caju ou a do pará), aumenta a concentração de alguns desses nutrientes que atuam como antioxidantes no nosso organismo, como o selênio e o ômega-3. Os antioxidantes são capazes de combater o efeito dos radicais livres, produzidos pelo estresse e pela poluição, no nosso organismo, evitando que eles interfiram na nossa produtividade.

Bebidas naturais

É impossível manter um alto rendimento e disposição para as tarefas do dia a dia quando o nosso organismo está desidratado. As nossas reações metabólicas que ajudam a aumentar a concentração, e a enviar estímulos para o nosso cérebro raciocinar melhor, dependem, exclusivamente, de água para acontecer. Sem a ingestão de água, essas reações metabólicas simplesmente não acontecem, e o nosso organismo sofre as consequências da desidratação, que afeta não somente a nossa concentração, mas também a disposição para o dia a dia, já que a produção de energia também será reduzida.

Por esse motivo, para não permitir que a qualidade da sua alimentação interfira no seu rendimento, mantenha o hábito de ingerir, regularmente, água mineral, chá, sucos naturais e outras bebidas que são consideradas excelentes fontes hídricas para o corpo humano.

Garantir a ingestão dos quatro tipos de alimentos citados acima é a melhor maneira de usar a sua alimentação a favor do seu rendimento! Algum desses produtos já faz parte da sua rotina? Você consegue perceber algum benefício da sua alimentação para a sua produtividade? Deixe seu comentário e participe da conversa!

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