Conheça os tipos de creme de leite e aprenda o momento certo de usar cada um deles

creme-de-leite

Quando a receita pede creme de leite, normalmente utilizamos a tradicional opção de caixinha, a mais facilmente encontrada nos supermercados. Mas você sabia que além de não ser a única forma de escolha, nem sempre é a decisão certa? Fazendo com que o produto talhe ou o preparo simplesmente dê errado? São diversas as opções para molhos, sobremesas geladas, quentes e vários tipos de pratos e no post de hoje, você saberá mais sobre este item indispensável no armário ou na geladeira de qualquer um que se aventure a cozinhar. Acompanhe!

O tradicional creme de leite de caixinha

Este é um tipo de creme de leite preparado para que se conserve nas gôndolas de supermercados e processos logísticos. É feito através de um processo de homogeneização, além da adição de substâncias conservantes e espessantes. Muitas pessoas pensam que este exemplar não tem o chamado soro, mas é um conceito errado. O creme de leite de caixinha possui cerca de 25% de soro, já misturado com o produto no processo de fabricação.

Molhos, pudins, sobremesas e ganaches são seus pontos fortes e, ao contrário do que muitos acreditam, o creme de leite de caixinha só chega a talhar quando misturado com algum tipo de ácido, como limão ou vinagre.

O creme de leite de lata

A constituição é a mesma do creme de leite de caixinha, com a diferença do soro se encontrar separado. Ele possui as mesmas utilidades do produto citado anteriormente, com a vantagem de poder retirar o soro quando a receita indica.

Light

É exatamente o mesmo creme de leite de caixinha, só que com 10% a menos de gordura. O que também descaracteriza um pouco do sabor, já que ele está, em sua maioria, na gordura.

À base de soja

É uma ótima opção aos alérgicos e intolerantes à lactose. Possui as mesmas características do creme de leite de caixinha e também é vendido desta forma. Indicado para pratos com outros ingredientes que possuam sabor acentuado, pois a soja dá um sabor peculiar para este tipo de creme de leite, o que pode ser desagradável em alguns tipos de receita.

Creme de leite fresco

Heavy cream, doublé cream, fleurette, panna fresca, natas batidas ou espessas, enfim, são vários os nomes que o creme de leite fresco recebe mundo afora. Este produto azeda sem refrigeração e possui 10% a mais de gordura do que os cremes tradicionais, por isso possui a cor mais clara. (Quanto mais branco, mais gorduroso).

Você conhece o Chantilly? Nada mais é do que o creme de leite fresco batido até chegar a este ponto, mas cuidado, pois, caso você o bata demais pode acabar fazendo manteiga sem querer.

Tipo buttermilk

Sem versão industrializada no Brasil, trata-se de uma espécie de soro de leite meio coalhado, meio ácido, e que pode ser facilmente feito em casa. Uma colher de chá de cremor tártaro ou uma colher de sopa de suco de limão misturado a uma xícara de leite desnatado e deixando descansar até talhar, formam um tipo de manteiga muito utilizada em recheios gelados e bolos.

Sour Cream ou simplesmente leite azedo

Sua textura se parece muito com a de um iogurte, mas também não existe no Brasil no tipo industrializado. É muito fácil de fazer em casa. Com uma xícara de creme de leite fresco e uma colher de sopa de limão, você mistura e deixa talhar. Em pouco tempo temos uma deliciosa pasta para se comer com torradas ou biscoitos. Ideal também para tortas e bolos cremosos.

Creme fraîche

Parece um Sour Cream, mas não é. Isso em função de ser um pouco envelhecido e apresentar um sabor levemente ácido. Trata-se de uma versão bastante tradicional na Europa.

Caso queira fazer em casa, basta 500ml de creme de leite fresco misturado a 250ml de Sour Cream, e colocar em fogo baixo para dar uma leve amornada. Deve repousar de 6 a 8 horas em uma tigela de vidro deixando uma pequena fresta ao cobrir com um pano. Após engrossar e ganhar o sabor ácido, misture novamente e guarde em potes na geladeira.

São várias as receitas da cozinha francesa que levam este ingrediente, pois ele possui a vantagem de não talhar. Algumas pessoas também o utilizam para acompanhar saladas.

Lembre-se que cozinhar é uma tarefa que exige organização. Saiba mais neste post. E agora que já sabe tudo sobre os tipos de creme de leite, aproveite os comentários para qualquer dúvida que tenha ficado. Assine também a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta

7081c823f3fa0025e19cbb1ba27409a9}