Por que eu devo consumir uma maçã por dia?

O consumo da maçã possui tantos benefícios que a maioria deles é desconhecida pela maioria das pessoas. Uma fruta tão comum e ao mesmo tempo tão benéfica à nossa saúde. Mas afinal, porque eu devo comer uma maçã por dia? Um recente estudo norte-americano indicou que comendo uma maçã ao dia reduzimos consideravelmente as chances de problemas cardíacos, câncer, reduz o colesterol e ainda pode ajudar a emagrecer! Você sabia disso? Quer descobrir ainda mais vantagens sobre essa fruta? Então confira este post que preparamos pra você.

Composição da fruta

Um velho ditado já dizia: “para manter o médico afastado, coma uma maça por dia!” Essa fruta é uma aliada potente na prevenção de doenças devido sua concentração de fibras, que ajudam na digestão e na saciedade, e vitaminas B, C e E, que funcionam ajudando nas defesas do nosso organismo. São ricas em nutrientes e possuem vários tamanhos e formas. Auxiliam no controle do crescimento, a evitar problemas de pele, além de combater a queda de cabelo e regular o funcionamento do organismo.

Quais são as vantagens?

Já foi comprovado que o consumo diário da fruta ou do suco da fruta interfere diretamente na saúde da população por conta da grande quantidade de vitaminas e fibras, principalmente nos casos listados abaixo:
• Diabetes: A pectina, uma fibra capaz de ajudar a controlar a glicemia, é uma excelente ajuda para o controle e prevenção da diabetes. O consumo indicado é de 2 frutas ao dia.
• Colesterol: Novamente a pectina; a fibra também ajuda na redução do colesterol ruim (LDL), já que forma uma fibra na parede intestinal que impede a absorção de gorduras.
• AVC: De acordo com estudos, frutas com polpa branca (maça, pera, etc) diminuem a chance de AVC em até 52%.
• Problemas respiratórios: Por conta dos antioxidantes, a fruta ajuda a melhorar a capacidade respiratória e protege os pulmões, além da capacidade adstringente, que protege as cordas vocais.
• Problemas estomacais: Os agentes cicatrizantes atuam em problemas como azia, gastrite e úlceras. Também é importante no funcionamento intestinal e na mucosa do sistema digestivo. A fruta é um agente importante em quadros clínicos de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas.
• Prevenção da cárie: O sumo da maçã tem propriedades capazes de matar os germes causadores das cáries. A fruta também ajuda na proteção da superfície dos dentes e gengivas.
• Cérebro: Evita doenças degenerativas, como o Parkinson e alzheimer, devido às vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico. Age na proteção do sistema nervoso.
• Câncer e envelhecimento: A fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, agindo como anti-oxidante, adstringente e antiinflamatório. Previne também câncer de cólon, de próstata e de mamas.

Emagrece mesmo?

A fruta é indicada para pessoas que querem iniciar uma dieta ou reeducação alimentar, por conta de suas fibras que causam a sensação de saciedade e também porque ajudam a diminuir a vontade de comer em excesso. É importante lembrar que a prática de exercícios físicos sempre é fundamental para o emagrecimento. Procure o seu médico para exames regulares e um educador físico antes de iniciar qualquer atividade física.

Frutas orgânicas

As frutas orgânicas são aquelas que não são cultivadas com produtos químicos como pesticidas e agrotóxicos. Essas substâncias são cancerígenas e tóxicas e podem prejudicar a nossa saúde, principalmente nosso sistema nervoso e cérebro. Por este motivo, os especialistas recomendam apenas o consumo das maçãs orgânicas.

Cuidados no consumo

• Todas as frutas devem ser lavadas antes de comer;
• O suco da fruta também tem muitos nutrientes, mas não deve ser desperdiçada a casca;
• Atenção ao comprar: o suco de caixinha não contém a mesma quantidade de nutrientes pois possui doses de açúcar, sódio e conservantes;
• Prefira sempre frutas orgânicas e suco natural da fruta.

Mudanças saudáveis no estilo de vida ajudam a manter a nossa saúde e bem-estar! Alimente-se sem exageros, coma frutas, legumes e verduras com regularidade, pratique exercícios físicos. Agora queremos saber de você: já conhecia esses benefícios contidos em apenas uma fruta? Deixe seu comentário contando pra gente!

, , ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta

75e48adb093e59ba338c16e3488711d6wwwwwww