Quais óleos são indicados para pratos vegetarianos?

O consumo equilibrado de gorduras é considerado essencial para a manutenção da nossa saúde. Para os vegetarianos, essa atenção com o consumo das gorduras deve ser redobrada, já que, com a exclusão dos produtos animais da dieta, a ingestão desse macronutriente cai significativamente.

Uma boa alternativa para ajudar os vegetarianos a consumir o volume de gordura adequado e satisfatório é a introdução de óleos vegetais na preparação dos pratos que compõem a alimentação desses indivíduos. Se você é vegetariano, conheça algumas opções de óleos vegetais indicados para a elaboração de pratos livres de carne.

Azeite

Não existem dúvidas sobre a qualidade e importância do azeite na nossa alimentação. Esse óleo vegetal, extraído das olivas, é considerado um dos alimentos mais saudáveis da culinária mundial. Ele é rico em ácido oleico, que ajuda a melhorar o funcionamento do coração, a diminuir a circulação de colesterol no sangue, a controlar o excesso de açúcar sérico e atua como antioxidante, no combate dos radicais livres.

Entretanto, para garantir a qualidade do azeite extravirgem, é interessante consumi-lo cru, adicionando aos pratos somente após a sua preparação, para evitar saturar seus ácidos graxos.

Óleo de canola

O óleo de canola é uma das fontes de gordura vegetal que é muito recomendada para a saúde. Elaborado com a extração do óleo de um vegetal chamado Colza, o óleo de canola é um ácido graxo rico em gorduras monoinsaturadas, que é mais saudável do que os ácidos graxos saturados e polinsaturados encontrados em outras fontes de gordura.

Esse óleo é uma ótima opção para cozinhar diferentes pratos, já que seu ponto de fervura é considerado bastante alto.

Óleo de gergelim

Muitos vegetarianos têm buscado consumir o óleo de gergelim para ajudar a repor suas necessidades nutricionais relacionadas à gordura. Esse óleo, apesar de ter sabor forte e característico, é rico em antioxidantes que atuam na proteção do organismo contra os radicais livres.

O consumo de óleo de gergelim também ajuda a controlar os níveis de colesterol, melhorando a saúde do sistema cardiovascular como um todo.

Óleo de girassol

O óleo de girassol é um produto básico e prático que, assim como o óleo de soja, é utilizado na preparação de qualquer tipo de alimento da culinária tradicional brasileira. Seu sabor é leve e seu aroma é suave.

Esse óleo, entretanto, é rico em gorduras polinsaturados que, quando consumidas em excesso, podem ser prejudiciais para a saúde do organismo humano. Por esse motivo, o óleo de girassol deve ser consumido com moderação.

Óleo de linhaça

A linhaça é um dos alimentos mais procurados da atualidade, já que essa sementinha é rica em gorduras que são benéficas para a saúde, além de apresentarem boa concentração de fibras alimentares.

O óleo da linhaça é, portanto, uma ótima fonte de gorduras para a alimentação do vegetariano. Apesar dessa característica, o consumo desse óleo deve ser feito em sua forma crua sempre que possível, já que as altas temperaturas podem saturar o ômega 3, que é encontrado em abundância em sua composição.

Esses cinco óleos vegetais, que são ótimas opções para compor pratos vegetarianos, são apenas algumas das opções que podem ser encontradas no mercado brasileiro.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre os óleos vegetais e suas utilizações, que tal conferir o curso de Gastronomia da Anhembi? Lá você vai aprender as melhores técnicas e todas as informações relacionadas com esses e outros alimentos que são essenciais no prato de todo brasileiro. Ainda tem alguma dúvida? Então deixe o seu comentário e converse conosco. Participe!

, ,

Ninguém comentou ainda, Seja o primeiro(a).

Deixe uma resposta

929ff112328ac395d57d6dec4d6f63b14444444444444444444444444444444