Concurso Colavita – Pappardelle Lasagna al pesto brasiliano

Avaliação

  • (0 /5)
  • (0 Estrelas)

Instruções

  • 1. Preparar a massa da lasanha: coloque a água para ferver. Acrescente sal e azeite a gosto e coloque a massa seca. Deixe cozinhar por 8 minutos. Retire do fogo e escorra. Coloque um pouco de azeite para não grudar e reserve.
  • 2. Comece a preparar o béchamel: monte a cebola piqué com a cebola, o louro e os cravos e reserve. Faça um roux branco com a manteiga e a farinha de trigo. Adicione todo o leite frio, a cebola piqué reservada e coloque noz moscada a gosto. Deixe reduzir até atingir nappé médio para pesado. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
  • 3. Fazer a trança da lasanha: em uma assadeira de borda baixa, coloque o silpat e pincele manteiga de garrafa em toda a superfície, reserve. Pegue a massa cozida reservada e comece a trançar, coloque 8 tiras de 20cm na horizontal e vá intercalando tiras menores na vertical sendo um em cima e outro em baixo, faça isso em toda a extensão. Quando finalizar, corte com um aro quadrado grande, rende dois quadrados. Coloque os quadrados em cima da assadeira reservada, pincele clara de ovo nas bordas e manteiga de garrafa em toda a superfície da massa, cubra com plástico. Repita esse processo mais 5 vezes e reserve.
  • 4. Fazer molho pesto: em um processador coloque apenas as folhas de coentro (sem talos), alho, castanhas do Pará e o queijo, bata por 1 minuto e acrescente todo o azeite e bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Reserve.
  • 5. Quando o béchamel estiver pronto, misture o molho pesto até ficarem homogêneos. Coloque sal e pimenta a gosto.
  • 6. Montagem: aqueça as massas prontas de lasanhas. Em um prato quadrado aquecido, coloque uma massa de lasanha, em cima coloque o bechamel de pesto (concentre no meio para que não escorra muito para as laterais), repita o processo com mais 4 massas, a última camada não coloque o molho, decore com a castanha ralada e as folhas de coentro. Sirva imediatamente.

Sobre o Chef