Uma deliciosa receita de Financier (o bolinho do café)!

Você provavelmente já tomou um expresso em algum restaurante que o serviu com um bolinho saboroso, chamado Financier. Além de ser um charme, esse bolinho é delicioso e pode complementar muito o sabor de um café expresso.

Antes de fazer sucesso nas cafeterias brasileiras, esse bolo leve e úmido surgiu na França, por volta do século XVIII. O objetivo de uma pâtisserie na época foi o de criar um bolinho que não sujasse a mão dos executivos que trabalhavam na região da Paris Bourse du Commerce (a bolsa de valores de Paris).

Na França, o Financier é normalmente assado em formas retangulares, como uma “barrinha de ouro”. No Brasil, é mais comum que ele seja feito em pequenas embalagens (150 a 200 gramas de bolo), para depois ser desenformado. Independentemente do formato, não há como negar o sabor dessa iguaria francesa. Por essa razão, aprenda agora a preparar o verdadeiro Financier.

Avaliação

  • (0 /5)
  • (0 Estrelas)

Instruções

  • 1. Primeiramente, se você não conseguir encontrar farinha de amêndoas no supermercado, é necessário moê-las em um processador de alimentos. Triture até conseguir uma farinha homogênea.
  • 2. O segundo passo é a mistura dessa farinha com a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro. Essa é uma forma de deixar a massa mais homogênea. Quando você mistura primeiro os ingredientes em pó, para somente depois adicionar os ingredientes úmidos, seu bolo fica com uma consistência melhor, sem farelos.
  • 3. A próxima fase exige uma batedeira. Primeiramente, bata as claras em neve até atingir a consistência de suspiro. Depois disso, misture as claras em neve com a baunilha. É muito difícil (e caro) encontrar a fava da baunilha no Brasil, mas você pode usar as essências orgânicas, que são mais saborosas.
  • 4. dão o aspecto leve e esponjoso ao Financier. Ao bater excessivamente, ou com muita força, a massa fica dura e perde a leveza.
  • 5. A manteiga deve ser previamente derretida em uma panela sobre fogo baixo. Inicialmente, forma-se uma espuma e a manteiga começa a estalar. Com o passar do tempo, o barulho diminui e a manteiga começa a escurecer. Quando ela atingir uma tonalidade próxima do caramelo, desligue a panela e acrescente esse líquido à massa, mexendo bastante, até que a massa fique homogênea.
  • 6. Hora de levar ao forno
  • 7. Para levar a massa ao forno, pré-aqueça o forno em 200°C, por 15 minutos. A massa deve ser espalhada em forminhas untadas (manteiga ou óleo de girassol) e enfarinhadas.
  • 8. Asse por 20 minutos nessa mesma temperatura, até que os bolinhos fiquem levemente corados na parte superior. Espere esfriar e desenforme. Voilà!

Sobre o Chef

98e42ea2837f5f9d7c4adbf7480f3cc2IIIIIII